O que é Educação Física?
Você sabe o que é Educação Física? O termo Educação Física
remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa? Fortalecer a
musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a Educação Física nasceu
como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os indivíduos a partir dos
seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente atrelada a um
método de dominação do indivíduo.
Para melhor compreendermos como esse processo acontece, é
necessário recorrer a um conceito importante do filósofo Michel Foucault:
corpos dóceis. Segundo ele, a sociedade moderna (constituída a partir das
Revoluções Industrial e Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e
consequentemente pelo inchaço de pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de
maneira bastante simplificada, uma vez que as autoridades não tinham pessoas
suficientes para trabalhar, foi preciso desenvolver um método em que as pessoas
controlassem a si mesmas: a vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se
sente vigiada constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que
contrarie as regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à
medida que o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É
possível, portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi
um dos papéis fundamentais da Educação Física.
Hoje em dia as coisas mudaram. Há alguns autores, como
Medina, por exemplo, que afirmam que a Educação Física não cuida apenas do
corpo, mas antes de tudo da mente. A conotação atual do conceito de Educação
Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento,
mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo dessa
disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar basquete, mas sim que
elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar
reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e
venda de atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a
Educação Física trabalha corpo e mente.
Outra coisa importante para entendermos melhor a Educação
Física é esclarecermos quais são os conteúdos que devem ser ensinados na
escola. Você sabe que os conteúdos de Matemática ou de Língua Portuguesa são
bem estruturados e deve saber dizer o que está aprendendo nesse momento. Mas
você sabe dizer se na sua aula de Educação Física isso também acontece? Você
está aprendendo alguma coisa nova nessa matéria? Há um documento do governo
federal chamado “Parâmetros Curriculares Nacionais” que apresenta em blocos todos
os conteúdos que o professor deve trabalhar ao longo do ensino fundamental. Os
blocos são:
1. Esportes, lutas, jogos e ginásticas – Concentram-se neste
bloco todos os esportes individuais ou coletivos, os diversos tipos de lutas,
jogos populares e/ou tradicionais e diferentes tipos de ginásticas;
2. Atividades rítmicas e expressivas – Localizam-se aqui os
diferentes tipos de dança (popular, folclóricas, clássicas, de salão e
contemporânea), além de outras práticas que se utilizem do corpo como meio
expressivo, tal como o teatro;
3. Conhecimentos sobre o corpo – Este bloco talvez seja o
mais importante à medida que se relaciona com os outros dois. Propõe que o
professor trabalhe aspectos biológicos, anatômicos e sociais referentes ao
corpo, estimulando aulas teóricas em sala de aula.
Assim, é importante que você reflita se o seu professor já
propôs atividades diferentes como capoeira, dança moderna, teatro ou corrida de
obstáculos para a sua turma. Isso porque todos esses conteúdos, essa
diversidade de práticas corporais, fazem parte do currículo escolar. Caso
contrário, pergunte ao seu professor quando ele planeja abordar atividades
diferentes com vocês. Quem sabe sua sugestão ou curiosidade não pode resultar
em uma aula bem interessante!
chato
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