A Estrutura Curricular da Disciplina De
Educação Física.
Para que servem as aulas de Educação Física?
O que
a Educação Física precisa trabalhar?
A estrutura curricular da disciplina de
educação física tem como propósito trabalhar com a cultura corporal que o aluno
carrega consigo devido à sua vivência, assim como apresentá-lo a diversas
manifestações da cultura corporal de movimento.Você já deve ter se perguntado por que as aulas de Matemática, Língua Portuguesa ou Ciências apresentam uma lógica linear nos conteúdos que são aprendidos na escola, e por que a Educação Física, ao contrário, costuma repetir os conteúdos ao longo de todo o ensino fundamental e/ou médio. Em geral, a resposta aparece imediatamente: é porque a Educação Física não é “matéria” (disciplina).
Esse fato está longe de ser verdade. Ainda que
muitos professores de Educação Física pouco se interessem em abranger todo o
conteúdo que deve ser trabalhado na escola, e costumem apenas trabalhar com
esportes coletivos na escola (futebol, voleibol, basquetebol e handebol), a
Educação Física, enquanto disciplina escolar, tem o propósito de trabalhar com
a cultura corporal que o aluno carrega consigo devido à sua vivência, assim
como apresentá-lo a diversas manifestações da cultura corporal.
Em primeiro lugar é preciso esclarecer o
significado de cultura corporal: trata-se, falando de modo bastante simples, de
apresentar significado para quaisquer gestos, atitudes, movimentos, jogos,
danças, esportes e outras manifestações corporais. Nesse sentido, a intenção da
Educação Física é a de fazer com que os alunos compreendam e valorizem as suas
manifestações corporais, assim como se empenhem em valorizar e apreender
manifestações corporais de outras culturas. Durante esse processo de valorizar
a própria cultura e outras culturas por meio do corpo, outro elemento
fundamental da educação está em andamento: o rompimento com o preconceito. Isso
porque, à medida que o aluno conhece outras culturas e reconhece o seu valor,
os preconceitos são rompidos.
É nesse sentido que o Ministério da Educação
dispõe, em documento oficial, todos os conteúdos que devem ser trabalhados com
os alunos durante o ensino fundamental. Como são muitos os conteúdos, eles
foram agrupados em três blocos, cada um com a sua especificidade, mas com
relações entre si:
Jogos, esportes, lutas e
ginástica;
|
Atividades rítmicas e
expressivas;
|
Conhecimentos sobre o
corpo.
|
O primeiro bloco engloba conhecimentos como
esportes individuais e coletivos (atletismo, vôlei, basquete, futebol, xadrez,
natação, entre outros); jogos cooperativos e competitivos (queimada, polícia e
ladrão, barra-manteiga, amarelinha, etc.); lutas e artes marciais (judô,
caratê, greco-romana, etc.); e ginásticas, como a sueca, a aeróbica, rítmica
desportiva, artística, entre outras.
O segundo bloco refere-se a atividades artísticas
e de dança, como elementos de expressão corporal, dança de salão, dança livre,
dança moderna, entre outras.
O último bloco talvez seja o menos trabalhado
pelos professores de Educação Física, já que ele necessariamente remete a
discussões teóricas. Em “conhecimentos sobre o corpo” devem ser trabalhados
elementos de estrutura do corpo humano (anatomia); elementos de funcionamento
interno do corpo humano (fisiologia); compreensão do processo de movimento do
corpo humano (cinesiologia); entendimento sobre a construção cultural do corpo
humano (antropologia); e as relações sociais que se estabelecem a partir desse
corpo (sociologia).
Assim, a partir dessa introdução sobre o que a
Educação Física deve ensinar, é possível vislumbrar que essa disciplina é muito
mais complexa do que costumamos ver. Diante do leque de possibilidades de
conteúdos apresentado, torna-se triste a visão (infelizmente ainda comum) de
que a Educação Física se restringe à prática de esportes coletivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário