segunda-feira, 18 de março de 2013

10 - SISTEMA ESQUELÉTICO E DESVIOS POSTURAIS

ESQUELETO HUMANO




SISTEMA ESQUELÉTICO

O esqueleto humano tem como função principal sustentar e dar forma ao corpo, mas também proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.
Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.
É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.
O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pelvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.
Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens.
Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

DIVISÃO DO ESQUELETO: 


Esqueleto Axial(azul)
Esqueleto Apendicular(amarelo)
  • ESQUELETO AXIAL – Formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica.

  • Caixa Craniana – os ossos são chatos e com exceção da mandíbula articulam-se entre si por junturas que não permitem mobilidade (suturas). Ao todo são 22 ossos, sendo 8 no crânio e 14 na face.
  • Coluna Vertebral – Compõe-se de 33 ossos (Vértebras) distribuídas em cinco grupos:
Vértebras Cervicais (7)
Vértebras Torácicas (12)
Vértebras Lombares (5)
Vértebras Sacrais (5)
Vértebras Coccígeas (4)
  • Caixa Torácica – Formada por ossos e cartilagens, contém os principais órgãos da respiração e circulação e cobre parte dos órgãos abdominais.

  • ESQUELETO APENDICULAR – Compreende a cintura escapular, cintura pélvica e membros superiores e inferiores.
  • Cintura Escapular – Formada pelas escápulas e clavículas
  • Cintura Pélvica – Formada pela pelve
  • Membros Superiores – Formado pelo braço (úmero), antebraço (Ulna e Rádio), Carpo 4 (ossos do punho), Metacarpo 5 (ossos da palma) e Falanges 14 (ossos dos dedos)
  • Membros Inferiores – Formado pela coxa (fêmur), perna (Tíbia e fíbula), tarso 7 (tornozelos e calcanhar), metatarso 5 (ossos da planta) e falanges 14 (ossos dos dedos).

Tipos de ossos:

  • Ossos longos: Têm o comprimento maior que a largura e a espessura. Ex: fêmur, tíbia, rádio e ulna.
  • Ossos curtos: Têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex:ossos do carpo e osssos do tarso.
  • Ossos sezamóides: Todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex:patela.
  • Ossos laminares (que faz cair em desuso o termo plano): Têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula, costelas, ilíaco etc.
  • Ossos irregulares: Não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras e sacro  etc.
  • Ossos pneumáticos: Todo o osso que tem ar em seu interior. Ex: frontal, esfenoide, maxilar  etc.

Curiosidades

  • Os ossos já estão presentes desde as primeiras semanas de vida no útero materno e ficam completamente formados por volta dos 25 anos de idade.
  • Os bebês nascem com estruturas entre alguns ossos do crânio, chamadas fontículos, popularmente chamadas "moleiras". São estruturas frágeis que com o passar dos anos tendem a desaparecer. Existem para permitir a passagem do bebê pelo canal vaginal no parto e crescimento do encéfalo.
  • Enquanto o esqueleto de um indivíduo adulto é formado geralmente por 206 ossos, o de um recém nascido tem 270.
CRÂNIO

Ossos do Crânio



CAIXA  TORÁCICA





COLUNA VERTEBRAL





PRINCIPAIS DESVIOS DA COLUNA VERTEBRAL

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.
Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.






Lordose

É o aumento anormal da curva lombar ou cervical levando a  uma acentuação da lordose lombar ou cervical normal (hiperlodose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.  Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com  aumento de lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna  lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose lombar).
  
Cifose
  
É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas  mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

Escoliose
  
É a curvatura lateral da coluna vertebral podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela  inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura  ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário