sexta-feira, 15 de março de 2013

05: NUTRIÇÃO

GRUPOS NUTRICIONAIS E VALOR NUTRITIVO

CONCEITOS IMPORTANTES

Caloria: energia contida nos alimentos.

Micronutrientes: Nutrientes que auxiliam a regular nosso organismo. ex: agua, vitaminas e minerais.

Macronutrientes: Nutrientes fornecedores de energia. ex: carboidratos, proteinas e lipídeos
               
 Os nutrientes podem ser classificados de acordo com a sua formação no organismo.

ÁGUA
A água é a única substância que ocorre em abundância na natureza, nos três estados físicos; é a mais abundante nos sistemas vivos, compreende 70% ou mais do peso da maioria das formas vivas.
Funções vitais: a água é essencial para todas as funções do corpo, inclusive a digestão, absorção, transporte de nutrientes (através do sangue), eliminação de resíduos do corpo (suor, fezes e urina) e para regular a temperatura corporal, assim como para diversos outros processos químicos.  A água é necessária para a construção de todos os tecidos do organismo, e é a base do sangue e de todas as secreções (lágrimas, saliva, suco gástrico).
 Perda da água: podemos perder água de três formas básicas: no suor, nas fezes e pela urina.  Também perdemos água de forma invisível através da respiração.

CARBOIDRATOS
Os carboidratos constituem cerca de 80% da absorção calórica da humanidade.  São encontrados de várias formas:

Cada grama de carboidrato fornece 4 kcal.

  1. Fibras: são os produtos de origem vegetal como talos, folhas, bagaços e polpa de vegetais, que são muito importantes no funcionamento do intestino.
  2. Amido: Cereais (aveia, arroz, soja), leguminosas (feijão, milho), tubérculos (batata, beterraba, inhame), raízes (macaxeira), produtos industrializados (macarrão, pão, bolo, farinho de trigo, fubá, maisena).
  3. Alimentos Açucarados: açúcar comum (sacarose), doces, balas, geléias e mel.
  4. Frutas e Hortaliças: os açúcares predominantes são a glucose, frutose.  O sabor adocicado depende do tipo e quantidade de açúcar presente.
  5. Leite e derivados.

Função no organismo: a principal função dos carboidratos consiste em fornecer energia para o organismo.  Parte é usada como glucose, para preencher as necessidades energéticas imediatas; outra parte se deposita na forma de glicogênio no fígado e nos músculos.

Consumo excessivo: todo excesso de carboidrato e transformado em gordura, além disso, o consumo elevado de açúcar (doces, bolos, etc), pode levar o surgimento de cárie.

LIPÍDEOS (GORDURAS)

São os principais componentes do tecido adiposo e, juntamente com as proteínas e carboidratos, constituem os principais componentes estruturais de todas as células.
                Os lipídeos dos alimentos são consumidas na forma de gordura, separadas da fonte animal (leite, carne, manteiga, banha) ou vegetal (óleos de soja, milho, algodão, margarina, oliva) original.
As gorduras de fontes animais são mais prejudiciais a saúde do que as gorduras de fontes vegetais.
















Os ácidos graxos essenciais são chamados assim pois o organismo não consegue fabricá-los, precisa ser ingeridos pela dieta e sua falta ocasiona uma doença específica.  O ácido graxo Omega-3 é reconhecidamente benéfico para o controle do colesterol e é encontrado em grande quantidade nos peixes.
                Gordura é sólido e o óleo e líquido.


Funções:
·                    Energia concentrada em 1g = 9 cal;
·                    Manutenção de órgãos e nervos do corpo;
·                    Carregador de vitaminas A, D,E ,K;
·                    Importante fonte de energia para recém-nascidos;
·                    Redutor de fome;
·                    Ajuda na coagulação do sanguínea.

Consumo excessivo:

·                    Colesterol alto e entupimento das artérias (aterosclerose);
·                    Obesidade;
·                    Hipertensão Arterial.




PROTEÍNA

As proteínas atuando em conjunto com íons, moléculas orgânicas ou outras macromoléculas, são responsáveis por inúmeros fenômenos observados nos seres vivos, como o crescimento, a digestão e funcionam também como elementos estruturais no crescimento da pele, ossos e músculos e na formação de anticorpos.  Em comum, estes fenômenos dependem de uma característica das proteínas que é a capacidade de interagir com outros átomos ou moléculas. Isto é, interagir com componentes de seu microambiente - Por sua capacidade de interação elas realizam catálise regulada (podendo ser ativada ou inibida), transporte de nutrientes através de membranas, movimento intracelular ou extracelular etc.
               
 As proteínas podem ser classificadas em completas e incompletas, de acordo com os aminoácidos que possuem. 


As completas ou equilibradas são principalmente as de origem animal (carnes, peixes, ovos, leite e queijo) que correspondem àquelas que contêm u perfil, qualitativo e quantitativo, adequado de aminoácidos.

As incompletas são as que apresentam deficiências em um ou mais dos aminoácidos essenciais; esse aminoácido que está em falta ou em quantidade insuficiente na proteína é conhecido como fator de limitante.  As proteínas de origem vegetal, como as de cereais (trigo, arroz, milho) e leguminosos (feijão), folhas e microrganismo, pertencem a essa categoria.
                
Consumo em excesso: não representa uma ameaça à saúde de pessoas sadias, mas o excesso de proteínas sobrecarrega o funcionamento dos rins e do fígado.

cada grama de proteina contem 4 kcal.


CONSUMO CALÓRICO X GASTO CALÓRICO


                Para realizar as atividades da vida diária nosso corpo consome energia.  É a energia que faz um motor funcionar, uma planta florescer, um animal pular, uma lâmpada acender.
                Precisamos de energia para tudo: para enxergar, comer, pensar, correr, dormir, dar risada, ouvir música... Mesmo sem perceber, estamos sempre fazendo alguma coisa.  Nosso corpo não para de trabalhar.
                O TRABALHO está diretamente relacionado com a ENERGIA.  Para a ciência, energia é a capacidade de realizar trabalho.  O funcionamento de nosso coração, de um aparelho de som ou de uma turbina de avião são exemplos de trabalho.  E todo trabalho precisa de energia.
                Para conseguir a energia necessária à manutenção da vida nós nos alimentamos.  Os alimentos são transformados dentro do nosso corpo e assim obtemos a energia de que precisamos.
                Essa energia é calculada através das calorias que estão dentro dos alimentos.  As calorias dos alimentos não estão dentro deles só para fazer engordar, elas são combustível para manter a temperatura interna do corpo, o ritmo do coração, a respiração, a atividade física e todo o resto.
                A quantidade de energia que um indivíduo precisa pode variar de pessoa para pessoa, pois depende de vários fatores como sexo, idade, atividade física e peso.  O indivíduo engorda porque come mais do que gasta em suas atividades diárias, fazendo então um balanço calórico positivo.  O equilíbrio entre o que se ingere e o que se gasta é determinado pelas calorias totais consumidas dos alimentos e a energia gasta para realizar as funções vitais, suas atividades profissionais, suas atividades físicas diárias.
                Isso significa que se o indivíduo absorve mais energia (na forma de alimentos) do que queima, essa energia a mais é armazenada como gordura, ela é estocada, e quanto maior for essa gordura estocada maior a possibilidade de se apresentar problemas de saúde.
                Assim podemos definir obesidade como o excesso de gordura corporal e não peso corporal excessivo.

NECESSIDADE ENERGÉTICA X NECESSIDADE ALIMENTAR


                Como já foi dito anteriormente, a necessidade energética pode variar de pessoa para pessoa, pois depende de vários fatores como sexo, idade, atividade física e o peso.  Por isso é que duas pessoas podem comer a mesma quantidade e tipo de alimentos e uma pode engordar mais do que a outra, podendo levar à obesidade.
                A quantidade de alimentos consumidos e, conseqüentemente, nutrientes absorvidos diariamente pelo organismo, visa atingir objetivos orgânicos predeterminados.  Para o bebê, por exemplo, esses objetivos são, em geral a manutenção das taxas de crescimento e desenvolvimento satisfatório e a prevenção de sinais específicos de deficiência; o mesmo se pode dizer para a infância e para a adolescência.
                Os valores desta necessidades orgânicas devem ser acrescentados de margem de segurança pra cobrir todas as variações individuais , para mais, destas necessidades e para manter um nível razoável de reserva de nutrientes no organismo.  A diferença entre “necessidade nutricionais” e as “quantidades recomendadas de nutrientes a ingerir” é de grande interesse prático:

Necessidade nutricionais: são as quantidades mínimas de energia e nutrientes para manutenção da saúde, abaixo das quais pode haver riscos imediatos de perturbações de saúde.

Recomendações nutricionais: estão acima dos valores das necessidade para garantir uma margem de segurança de modo a evitar doenças provocadas pela deficiência de algum  nutriente “necessidade nutricionais” e as “quantidades recomendadas de nutrientes a ingerir” é de grande interesse prático:

Nenhum comentário:

Postar um comentário