sexta-feira, 15 de março de 2013

07: VOLEIBOL


GESTOS TÉCNICOS E AÇÕES NO JOGO DE VOLEIBOL

Antes de mais nada vamos distinguir o que são cada um dos termos.

GESTOS TÉCNICOS ou fundamentos são os movimentos realizado com a bola durante uma partida de voleibol. São eles o saque, toque, manchete, cortada e o bloqueio.

AÇÕES DE JOGO nada mais é do que os gestos técnicos utilizados dentro do contexto do jogo. Cada ação pode ser realizada com gestos técnicos diferentes, por exemplo o levantamento que pode ser usado tanto o toque como a manchete.

GESTOS TÉCNICOS

1. TOQUE:
Movimento utilizado como recurso de bolas altas acima ou na altura da cabeça. É muito importante o posicionamento de mão e braços na execução.

postura de mãos
postura de braços


postura de pernas e coordenação
execução do toque

2. MANCHETE:
Movimento utilizado como recurso para bolas baixas. Importante destacar alguns pontos que passam despercebidos a olho nu como: posição de mãos, contato com a bola, posição de pernas e de braços.

posição de mãos
postura e posição de braços

Angulo do braço



3. CORTADA:
É o movimento que se assemelha ao "chute" no futebol, que define a jogada, marca o ponto! movimento complexo em sua execução pois deve-se coordenar ações de corrida, salto, braços e trajetória, velocidade e distancia da bola.
O atleta deve golpear a bola em seu ponto máximo de altura para poder aproveitar toda sua envergadura para levar vantagem perante o bloqueio.

sequencia completa







4. BLOQUEIO:
É a primeira defesa contra os ataques adversários. o boqueio assim como o saque são GESTOS TÉCNICOS E AÇÕES ao mesmo tempo!
O posicionamento das mãos e dos braços, uma boa impulsão são pré requisitos para um bom bloqueador.
Pode ser realizado individualmente como também em duplas e trios.

é a primeira defesa da equipe
bloqueio individual












bloqueio duplo
bloqueio triplo

5. SAQUE:
Aos iniciantes, é o gesto ou ação que coloca a bola em jogo e inicia um raly. Para os jogadores com alguma experiência e profissionais é o primeiro ataque do jogo, devido a potência de alguns sacadores.
Pode ser executado de várias formas que veremos a seguir:
  • Saque "por baixo": executado por iniciantes;
  • Saque tipo tênis;
  • Saque flutuante em suspenção;
  • Saque em suspensão com potencia (viagem ao fundo do mar)


saque por baixo

saque tipo tênis


















4 comentários:

  1. Caro professor foi uma ótima iniciativa criar um blog no qual pode-se interagir com os alunos, eles ultimamente não querem bem produzir conhecimentos e sim fazer o velho "copiar e colar" da internet, não é mesmo, eita esqueci de me apresentar,sou João Victor Mariz estou pensando seriamente em organizar um site como este para interagir com eles. Temos um blog antigo, e que esta bem desatualizado de um projeto que iniciamos em 2009 com futsal e xadrez na região metropolitana do Recife-PE.o Blog é este http://realpontesclub.blogspot.com.br/2010/04/real-pontes-club-edasg.html mas o problema é que perdi a senha para recupera-lo terei de tentar recuperar informações no meu antigo computador que deu problema. Professor Paulo parabéns, ano que vêm vou referenciar seu blog aos meus alunos, pois muitos deles tem interesse recente por voleibol por isso entrei aqui para copiar uma de suas imagens para aulas de voleibol. Abraço caso queira entrar em contato aqui vai meu e-mail jvbmupe@gmail.com.

    ResponderExcluir