quinta-feira, 21 de março de 2013

13- IAC - INDICE DE ADIPOSIDADE CORPORAL

UM NOVO IMC ?


IAC: Aprenda a calcular o novo Índice de Adiposidade Corporal


O IAC significa Índice de Adiposidade Corporal. É um novo método que usa o tamanho dos quadris para medir a gordura do corpo.
Uma nova pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia aponta que o Índice de Adiposidade Corporal (IAC) é uma alternativa mais fidedigna para quantificar a gordura corporal, utilizando a medida do quadril e a altura.



Isso significa que as mulheres brasileiras (adoradas pelos grandes quadris) podem ser consideradas acima do peso ou obesas ! De acordo com o IAC (gordura do corpo), quanto maior a circunferência dos quadris em relação à altura, maior a chance de estar acima do peso.

Para calcular o IAC é o seguinte: você divide a medida da circunferência do seu quadril pela sua altura multiplicada pela raiz quadrada da sua altura, diminuindo 18 do resultado final. Vamos fazer um exemplo: 1,60 de altura, 80cm de quadril

IAC = [ 80/ (1,60 x √1,60) ] – 18 = [ 80/ 2,016 ] – 18 = [39,68] – 18 = 21,68

Como interpretar o resultado:
Adiposidade Normal
Sobrepeso
Obesidade
Homens
8 a 20
21 a 25
Acima de 25
Mulheres
21 a 32
33 a 38
Acima de 38

O IMC, que é o sistema mais antigo, mede o índice de massa corporal relacionando o peso e a altura. Não considera a massa muscular, considerando as pessoas muito fortes (pesadas) como obesas. O IMC mostra o volume da pessoa, o quanto de massa tem distribuído. E o IAC diferencia a massa gorda (gordura) da massa magra (músculos).
Talvez esse ainda não seja o índice perfeito, mas já é um grande passo! A proposta dos pesquisadores é bastante interessante. Apesar do cálculo não ser tão simples, não acredito que seja um obstáculo, afinal, com a tecnologia que temos hoje isso é um mero detalhe.


quarta-feira, 20 de março de 2013

12 - COMPOSIÇÃO CORPORAL (IMC e RCQ)



Dos métodos de avaliação da gordura corporal mais usados em adultos, as medidas antropométricas são as mais aplicadas na prática clínica.
Elas auxiliam na graduação da adiposidade, no acompanhamento das mudanças na composição corporal durante o tratamento e classificam a distribuição de gordura em central ou periférica, além de poderem ser utilizadas em estudos epidemiológicos (MATOS, 2002). Na antropometria são realizadas as medidas de peso, altura, índice de massa corporal (IMC), circunferências de cintura e quadril, relação cintura-quadril(RCQ) e pregas cutâneas.

IMC - é um índice utilizado como indicador do estado nutricional em estudos epidemiológicos,apesar de não indicar a composição corporal (ANJOS,1992); é calculado através da divisão do peso corporal (em quilogramas) pela estatura (em metros) ao quadrado. É de fácil mensuração, apresenta uma grande disponibilidade de dados e relação com morbi-mortalidade.  À medida que o IMC aumenta, o mesmo ocorre com o risco do desenvolvimento das co-morbidades da obesidade, entre elas diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, gota e doenças osteoarticulares.

Veja a tabela.


Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Poe exemplo, pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicado em crianças e mulheres gestantes. Em crianças pode e deve-se utilizar tabelas especiais para cada idade, como por exemplo a tabela abaixo:




RCQ- A relação cintura-quadril é calculada dividindo-se a medida da circunferência da cintura em centímetros pela medida da circunferência do quadril em centímetros. A relação entre a cintura e o quadril (RCQ), é um excelente meio para identificar a existência do risco aumentado para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. 
O ponto de corte para risco cardiovascular é menor que 0,85 para mulheres e 0,90 para homens. Estudos científicos provaram que uma grande concentração da gordura abdominal (próxima ao coração), mesmo sem considerar o grau de obesidade, é um factor de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Precisamos entender ainda a relação da distribuição da gordura segundo as regiões anatômicas e proporções hormonais. Trataremos dos tipos de acúmulo de gordura ginecóide (mulheres são mais acometidas) e andróide (homens mais acometidos).

Gordura Ginecóide

Deve-se à influência dos estrógenos, caracterizando-se por acúmulo de gordura na metade inferior do corpo, quadril, glúteo e coxa proximal. Uma das características que mais acompanham esse tipo de acúmulo de gordura é a celulite que é conhecida na comunidade médica como Lipodistrofia Ginóide.
Após a puberdade a mulher começa a produzir estrogênio em maior quantidade, aumentando a retenção de líquidos e resultando em maior concentração de gorduras naqueles locais. Diante de um processo extremo essas células de gordura comprimem os vasos sangüíneos, alterando a elastina e o colágeno e modificando a estrutura da superfície da pele.

Essa situação, associada a outras como: acúmulo localizado de gordura, flacidez muscular, varizes, microvarizes, estrias... afetam muitas pessoas do sexo feminino no que diz respeito à sua beleza e tipificam claramente a gordura ginecóide.

Gordura Andróide

Sofre a influência da testosterona e corticóides, caracterizada pela deposição de gordura na região central do corpo, abdomem, tronco, cintura e pescoço. Alguns pesquisadores defendem a idéia de que esse tipo de acúmulo gordura é um bom parâmetro para se determinar a gordura visceral. Índices como a circunferência da cintura sozinha ou em relação com o quadril (RCQ – relação cintura-quadril) são utilizados para se determinar se o indivíduo está ou não acima do que é considerado adequado em termos de saúde, pois existe uma forte ligação entre doenças crônico-degenerativas, (ex: hiperlipidemias, diabetes, hipertensão arterial e outras) e o acúmulo de gordura na região intra-abdominal.



Doenças ligadas a obesidade


segunda-feira, 18 de março de 2013

10 - SISTEMA ESQUELÉTICO E DESVIOS POSTURAIS

ESQUELETO HUMANO




SISTEMA ESQUELÉTICO

O esqueleto humano tem como função principal sustentar e dar forma ao corpo, mas também proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.
Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.
É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.
O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pelvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.
Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens.
Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

DIVISÃO DO ESQUELETO: 


Esqueleto Axial(azul)
Esqueleto Apendicular(amarelo)
  • ESQUELETO AXIAL – Formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica.

  • Caixa Craniana – os ossos são chatos e com exceção da mandíbula articulam-se entre si por junturas que não permitem mobilidade (suturas). Ao todo são 22 ossos, sendo 8 no crânio e 14 na face.
  • Coluna Vertebral – Compõe-se de 33 ossos (Vértebras) distribuídas em cinco grupos:
Vértebras Cervicais (7)
Vértebras Torácicas (12)
Vértebras Lombares (5)
Vértebras Sacrais (5)
Vértebras Coccígeas (4)
  • Caixa Torácica – Formada por ossos e cartilagens, contém os principais órgãos da respiração e circulação e cobre parte dos órgãos abdominais.

  • ESQUELETO APENDICULAR – Compreende a cintura escapular, cintura pélvica e membros superiores e inferiores.
  • Cintura Escapular – Formada pelas escápulas e clavículas
  • Cintura Pélvica – Formada pela pelve
  • Membros Superiores – Formado pelo braço (úmero), antebraço (Ulna e Rádio), Carpo 4 (ossos do punho), Metacarpo 5 (ossos da palma) e Falanges 14 (ossos dos dedos)
  • Membros Inferiores – Formado pela coxa (fêmur), perna (Tíbia e fíbula), tarso 7 (tornozelos e calcanhar), metatarso 5 (ossos da planta) e falanges 14 (ossos dos dedos).

Tipos de ossos:

  • Ossos longos: Têm o comprimento maior que a largura e a espessura. Ex: fêmur, tíbia, rádio e ulna.
  • Ossos curtos: Têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex:ossos do carpo e osssos do tarso.
  • Ossos sezamóides: Todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex:patela.
  • Ossos laminares (que faz cair em desuso o termo plano): Têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula, costelas, ilíaco etc.
  • Ossos irregulares: Não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras e sacro  etc.
  • Ossos pneumáticos: Todo o osso que tem ar em seu interior. Ex: frontal, esfenoide, maxilar  etc.

Curiosidades

  • Os ossos já estão presentes desde as primeiras semanas de vida no útero materno e ficam completamente formados por volta dos 25 anos de idade.
  • Os bebês nascem com estruturas entre alguns ossos do crânio, chamadas fontículos, popularmente chamadas "moleiras". São estruturas frágeis que com o passar dos anos tendem a desaparecer. Existem para permitir a passagem do bebê pelo canal vaginal no parto e crescimento do encéfalo.
  • Enquanto o esqueleto de um indivíduo adulto é formado geralmente por 206 ossos, o de um recém nascido tem 270.
CRÂNIO

Ossos do Crânio



CAIXA  TORÁCICA





COLUNA VERTEBRAL





PRINCIPAIS DESVIOS DA COLUNA VERTEBRAL

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.
Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.






Lordose

É o aumento anormal da curva lombar ou cervical levando a  uma acentuação da lordose lombar ou cervical normal (hiperlodose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.  Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com  aumento de lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna  lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose lombar).
  
Cifose
  
É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas  mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

Escoliose
  
É a curvatura lateral da coluna vertebral podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela  inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura  ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.



11 - SISTEMA MUSCULAR


SISTEMA MUSCULAR
Os músculos, junto com os ossos, são responsáveis pelos movimentos. Todas as pessoas têm o mesmo numero de músculos, o que pode variar é o volume. O peso dos músculos corresponde a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são órgãos constituídos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estímulo nervoso.
Os músculos podem ser formados por três tipos básicos de tecido muscular:
  • Tecido muscular estriado esquelético »» Apresenta, sob observação microscópica, faixas alternadas transversais, claras e escuras, responsáveis pela contração muscular. A célula muscular estriada, chamada fibra muscular, tem contração voluntária. Ligam-se aos ossos através dos tendões ou aponeuroses.
  • Tecido muscular liso »» Está presente em diversos órgãos internos (tubo digestivo, bexiga, útero etc.) e também na parede dos vasos sanguíneos. As células musculares lisas têm geralmente contração involuntária, ao contrário da contração dos músculos esqueléticos.
  • Tecido muscular estriado cardíaco »» Está presente no coração.  Ao microscópio, apresenta estriação transversal. Suas células são uni nucleadas e tem contração involuntária. Promove os batimentos do coração.
Fibra muscular estriada esquelética












 
Propriedade dos músculos


            Os músculos possuem duas grandes propriedades; contratibilidade e elasticidade. Os músculos não devem ficar muito tempo sem movimentos, pois tornam-se fracos e atrofiados. A melhor maneira de manter a musculatura em pleno desenvolvimento é através da prática de esportes e exercícios físicos, que deve ser orientada pelo professor de Educação Física.


  
Classificação

Podem-se classificar os músculos de varias formas:
  • Quanto à origem – Se o músculo se origina de mais de um tendão diz – se que o
    músculo apresenta mais de uma cabeça de origem. São então classificados como
    músculos bíceps, tríceps ou quadríceps.
  • Quanto a inserção – Do mesmo modo os músculos podem inserir – se por mais de um
    tendão. Quando há dois tendões, são bicaudados; três ou mais policaudados.
  • Quanto ao ventre muscular – São digástricos os músculos que apresentam dois ventres e poligásticos os que apresentam número maior. Ex.: m. reto do abdome.
  • Quanto a ação – Depende da ação principal resultante da contração do músculo, podendo ser classificado como: flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar, flexor dorsal entre outros.

Classificação funcional:


  • Agonista – Agente principal da execução do movimento.
  • Antagonista – Agente opositor ao movimento principal.
  • Sinegistas – Eliminam movimentos indesejáveis.
  • Fixadores ou Posturais – Estabilizam as partes do corpo a ação principal.
EX: Musculos Agonista e Antagonista.



Contração muscular
                       
O estimulo para contração muscular é geralmente um impulso nervoso que se propaga pelas membranas das fibras musculares. A energia para contração muscular é suprida por moléculas de ATP (produzidas durante a respiração celular). O ATP atua na ligação de miosina e actina e miosina, o que resulta na contração muscular.

Fibras musculares lentas e rápidas.

            As fibras musculares esqueléticas diferem quanto ao tempo que levam para se contrair, podendo as fibras lentas levar um tempo até cinco vezes maior do que as rápidas para se contrair.
  • As fibras musculares lentas estão adaptadas à realização de trabalho contínuo, possuem maior quantidade de mitocôndrias, maior irrigação sangüínea e grande quantidade de mioglobina, capaz de estocar gás oxigênio.
  • As fibras musculares rápidas, pobres em mioglobina, estão presentes em músculos adaptados à contrações rápidas e fortes.


Estes dois tipos de células podem ser diferenciados apenas no microscópio por meios de corante especiais.

Tônus muscular

            O músculo se mantém constantemente em um estado de contração parcial, o tônus muscular, que é causado pela estimulação nervosa, e é um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação. Quando o nervo que estimula o músculo é cortado, este perde o tônus e fica flácido. Estados de tensão emocional podem aumentar o tônus muscular, causando a sensação física de tensão muscular. Nesta condição, gasta mais energia que o normal e isto causa fadiga.




COMO SE REALIZAM OS MOVIMENTOS
                       
Você já se perguntou como realizamos movimento?

                Na brincadeira de cabra-cega, por exemplo, quando está com os olhos vendados a criança utiliza principalmente os sentidos do tato e da audição. Através dos sentidos é que nos orientamos para realizar movimentos. Correr e pendurar-se, por sua vez, exigem principalmente os músculos das pernas e dos braços.        Através dos músculos é que executamos o movimento.
                O cérebro recebe as informações através dos sentidos e envia ordens para os músculos fazerem os movimentos necessários. Assim, o cérebro realiza a coordenação dos movimentos.
                Na maioria das atividades físicas utilizamos os músculos e os sentidos. Por isso, na Educação Física, existem exercícios simples e agradáveis que desenvolvem a coordenação entre músculos e sentidos, como o jogo de queimada, por exemplo.

Brincado de queimada, ao mesmo tempo que se divertem, as crianças utilizam os músculos e os sentidos, o que auxilia o desenvolvimento do corpo.

Os exercícios de educação Física:

a)                                  Contribuem para a formação corporal, isto é, para o desenvolvimento dos órgãos, dos músculos e dos sentidos. Este é o seu caráter formativo. 
b)                                  Divertem e educam. Este é o seu caráter recreativo ou lúdico.

PRIORIDADES DOS MÚSCULOS

Executam movimentos graças às prioridades dos músculos.

Os músculos podem estender-se e contrair-se. Essa propriedade chama-se elasticidade. Veja o que a elasticidade permite ao corpo:

A maior ou menor facilidade de tocar o chão deve-se, neste caso, à elasticidade muscular, que varia de pessoa para pessoa.

                Os músculos levam um certo tempo para contrair-se e estender-se. A rapidez de contração e extensão dos músculos é chamada velocidade muscular.

                Todos nós corremos, saltamos, reagimos com diferentes velocidades. Também a velocidade muscular é diferente de pessoa para pessoa.

                Os músculos podem ainda, aplicar um esforço em determinada direção. Essa prioridade é chamada força.

A facilidade ou dificuldade de executar exercícios na barra, levantar pesos, puxar ou empurrar objetos, por exemplo, deve-se à diferença de força entre as pessoas.

                O tempo durante o qual os músculos podem permanecer aplicando essa força determinam sua resistência ao esforço.

                A educação Física procura proporcionar elasticidade, velocidade, força e resistência adequadas à idade de quem a pratica, isto é, um bom trabalho muscular.


09 - CORPO PERFEITO?

Qual o corpo você acha mais belo?
magro, forte, gordinho?
Você está satisfeito com seu corpo? por quê?
Você já ouviu falar em VIGOREXIA? click aqui e conheça o quê é isso!